sábado, 25 de julho de 2009

ABORDAGEM TRADICIONAL

10 comentários:

  1. Visão individualista do processo educacional, onde a educação é bancária e visa a perpetuação e ajustamento social. A escola restringe-se a um processo de transmissões de verdades, pois o aluno tem a posição de receptor passivo.A relação professor-aluno é vertical, o professor é o detentor do conhecimento e a aprendizagem é considerada um fim em si mesmo, pois o aluno não tem autonomia e tem um papel insignificante na elaboração do seu próprio conhecimento.

    Eneile Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. A Equipe da Abordagem Tradicionalista, através de dinâmicas bem elaboradas, transmitiu a essência da abordagem, enfatizando suas principais características : educação repressora, punitiva, disciplina intelectual e conhecimentos abstratos, onde o aluno é um mero receptor de conhecimento.
    Equipe das 6 bibliotecárias + 1 anexo

    ResponderExcluir
  3. Ana Rios

    Quero dizer que foi gratificante trabalhar com minhas colegas do grupo Tradicional ( Dani, Analice, Ilzete, Lorena,) obrigada pela aprendizagem, pelo carinho e pelo compartilhamento de saberes.
    Agradeço ao grupo pela forma brilhante que participou em nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  4. Grupo Abordagem Sócio-Cultural. Composto por:
    Andaíra, Isabel, Meire Jane, Nara, Neide e Simone.

    Na abordagem tradicional, o educar serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir servilmente. De maneira geral, o professor age sem preocupações diretas quanto a dúvidas no aprendizado, acreditando fielmente nos livros e textos de sua linha de trabalho, oferecendo para o educando uma visão tradicional, por vezes, unilateral, sem direitos ou oportunidades de escolha.

    ResponderExcluir
  5. Instrução, "vomitar conteúdos", "anulação do aluno como ser participativo, apenas receptor" são carateristicas marcantes da abordagem tradiconal que foi muito bem trabalhada pela equipe com dinâmicas que tornaram a aula bastante estimulante.

    Ivana Silva

    ResponderExcluir
  6. A abordagem tradicional utilizada durante longos tempos pelo sistema de educação é uma maneira autoritaria e desistimulante de se passar conteudos, vista que consiste apenas na tranmissão dos conteudos de forma arbitraria sem se preoculpar com a recepção dos mesmos pelo alunato, porém se tratando de aspectos organizacionais da mesma ela contribuiu e contribui bastante na trasmissão de alguns conteúdos... porém que nunca mais eu presencie uma abordagem assim apenas em um metodo de aula, ela se existir tem que vim acompanhada com outras para suprir a carencia que a mesma desperta.

    Tatiana Silva

    ResponderExcluir
  7. A abordagem tradicional desumaniza o ser humano pois retira dele a possibilidade do exercício da subjetividade e da intersubjetividade. O exercício de ousar, de buscar nos torna humanos, solidários, criativos e críticos.
    Rosa M. Prista

    ResponderExcluir
  8. A abordagem tradicional usada em algum tempo atras não desenvolve a criticidade do aluno, memorisamos tudo ou talvez nada. apenas o professor e o centro do saber.Isabel C.

    ResponderExcluir
  9. Aonde voce conseguiu as fotos, amiga ?

    ResponderExcluir

Coloque o comentário e não esqueça de identificar-se.