sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tradicional




A Pedagogia Tradicional Jesuítica implementou o primeiro modelo formal de ensino que se estabeleceu no Brasil. Muito do que vivemos hoje tem os reflexos e as marcas dessa teoria, e esse modelo fez emergir as bases fundamentais da educação no país, e posteriormente, trouxe subsídios para as críticas e emergência de outras teorias da educação.



4 comentários:

  1. A pedagogia tradicional consistia que o mestre era o detentor do conhecimento, e o aluno tinha que acatar toda informação fornecida como a única e verdadeira. A metodologia se dava através do ensino formal e disciplinador rígido e as aulas como um exercício metódico. A avaliação era através de exames, que revelava objetivos pedagógicos fundados na capacidade analítica dos estudantes. Suse Alencar

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  2. O QUE FAZEMOS X O QUE QUEREMOS
    EDUCAÇÃO - EDUCANDO COMO SUJEITO PASSIVO?

    Como hoje podemos pensar em educação, vendo o educando como ouvinte passivo?
    Como hoje podemos pensar em educação baseada apenas na transmissão?
    Temos respostas para estas questões?

    Hoje ainda assistimos a reprodução do ensino tradicional, hoje ainda observamos que muito se fala sobre mudanças que muito se discute, mas que na verdade continuamos sim a reproduzir o que professamos ojerizar.
    Não me permito aqui enxovalhar o modelo de ensino tradicional, mesmo porque em um contexto de colonização exploratória ( quando o mesmo se apresentou no Brasil ) não discuto a sua eficiência para atender aos interesses dos colonizadores ( catequizar, moldar para consequentemente atingir o controle desejado que levaria a um dominio mas fácil e rápido), entretanto me permito questionar o porque que ainda reproduzimos isso.
    Porque ainda hoje, assistimos muitas Instituições, difundir instrução, transmitir conhecimentos sistematizados?
    Porque ainda hoje, educandos e/ou responsáveis pedem uma escola "organizada" e um professor "bem preparado" ?

    O que leva a alguns educadores a apenas tentar maquiar " a ditadura do EU FALO ELE ESCUTA"?

    Muitos podem responder:
    - Não aprendemos a fazer diferente!

    A idéia de aprender, na frase acima se torna perversa se pensarmos que podem existir educadores que de fato fiquem esperando um outro lhe dizer como, ja que o mesmo vai ser agente norteador e/ou facilitador do conhecimento dos educandos, como pode então acreditar em um conhecimento vindo pronto do outro?
    Não acredito que a "solução" esteja apenas na mudança de atitude dos educadores, na mudança de valores familiares, etc... Acima de tudo a solução está na mudança comportamental do conjunto que ocorrerá de forma eficiente quando juntos estiverem traçando objetivos em comum.
    Precisamos conceber a educação sempre incutindo o sentimento de aceitação dos demais pelos demais, sempre aguçando o desejo de conhecimento e acima de tudo não mais permitindo que o educando neste processo seja passivo, mas sim sujeito ativo e transformador.

    Por Ivana Silva

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  3. UM OLHAR PAIRANDO A EDUCAÇÃO

    Vejo a educação tradicional como magnânima e opressora;

    Vejo a educação tradicional como vilã , sempre copiada;

    Vejo a educação tradicional como um ontem ainda muito presente;

    Observo que tantos foram os guerreiros que quiseram derrubá-la;

    Assisto muitos adeptos a negá-la, como Pedro negou a Jesus;

    Vejo que tantos são os que negam que hoje é a reprodução de outrem;

    Vejo que a mudança muito interessa até aos que não sabem como;

    Vejo que o professor quer se tornar EDUCADOR, mas continua lecionando como professor;

    Vejo que EDUCANDO se acomodou e que pode reagir mal quando alguém não desejar lhe ver apenas como aluno;

    Vejo que a geração do Ctrl V-Ctrl C, não grita como os seguidores de Che Guevara
    Vejo que os EDUCADORES que brigam, com “bandeira branca” pelos direitos dos EDUCANDOS;

    Observo que os EDUCANDOS não se rebelaram contra o ensino tradicional;

    Assisto “professores e alunos” ensaiando fazer um dia diferente;

    Vejo anos passarem e poucas coisas mudarem;

    Vejo governo falando em “NOVO MODELO DE ENSINO”

    Vejo especialistas em educação afirmarem que as mudanças se fazem latentes;

    Vejo muitas discussões afirmações e decisões que continuam querendo mudar o tradicional mas agindo como tal;

    Que venham as mudanças que surja o hoje com o sabor não mais do ontem mais sim do amanhã!

    Que NÓS sujeitos sociais estejamos preparados e abertos ao novo, para não nos permitir mais uma vez apenas trocar a maquiagem;

    Que o professor se permita ser EDUCADOR de fato;

    Que o aluno queira se tornar EDUCANDO;
    Que por enumeras vezes estes papeis sejam trocados;

    Para que em um amanhã não muito distante possamos falar do ensino tradicional de fato como algo do ontem que já não se faça tão presente no presente como hoje...

    Precisamos urgente tira a mascara do vilão do ensino tradicional e bota em cada um de nós!

    Por Tatiana Silva

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  4. TAti...
    Muito boas as suas reflexões... Certamente faremos uma educação diferente se tivermos un novo olhar.

    Antonete

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