sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tecnicismo



4 comentários:

  1. Normatizar???

    " - Reordenação do processo educativo buscando torná-lo objetivo e operacional;
    - Planejar a educação a partir de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem ameaçar sua eficiência;
    - Propostas pedagógicas: enfoque sistêmico, mircoensino, teleensino, instrução programada, máquinas de ensinar;
    - Parcelamento do trabalho pedagógico através da introdução de técnicas dos mais diferentes matizes;
    - Elemento principal: organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posição secundária;
    - Marginalizado é o incompetente, ineficiente e improdutivo."
    Sistematizar? Para que? Para quêm e por que?
    O importante é aprender a fazer?
    Mas aprender a fazer o quê e para quê? Criar moldes e modelos resolve? Como criar modelos com tanta diversidade?
    O que interessa, no momento não é como fazer, mas sim o que fazer.
    Como pode educando e educador ser secundarista no processo de ensino?
    Para que criar-se verdadeiras "máquinas de ensinar" se isso vai de encontro ao que profetizamos hose ser "ensinar"?
    Da Pedagocia Tecnicista fique o interesse pela organização previa e o planejamento de um ensino hoje ainda desejado e útopico " o ensino emancipador" !!!

    Por Ivana Silva

    ResponderExcluir
  2. Síntese das características da abordagem comportamentalista segundo o Grupo 2 (Bibliotecárias). A abordagem comportamentalista possui um forte caráter empirista, pois considera a experiência planejada a base do conhecimento, que é uma cópia do que é dado pelo mundo externo. Tudo que é descoberto já se encontrava presente no mundo. O homem não é nada mais que uma consequência das influências do meio ambiente, meio este que pode ser controlado e manipulado e, conseqüentimente, o homem também pode ser controlado e manipulado. A educação, dentro dessa abordagem, se utiliza desses preceitos, por isso se preocupa com aspectos mensuráveis e observáveis. O seu principal objetivo é promover mudanças comportamentais nos indivíduos , isso implica em um planejamento de ensino com objetivos pré-fixados. É importante salientar que, toda a engenharia comportamental se desenvolveu dentro de um planejamento sócio-cultural espefíco. Skinner, um dos representantes desta abordagem, visa toda sua proposta numa modificaçãosocial de modo que, para ela ser realizada com sucesso todos os significadosque ele atribuiu à sociedade devem estar presentes. A escola é considerada uma agência educacional, que atende aos objetivos de caráter social, sendo assim, ela deve instalar formas de controle, de acor com os comportamentosque pretende instalar. Dessa forma, ela não precisa oferecer ao indivíduo condições para ele explore o conhecimento. Para os comportamentalista o ensino deve ser pensado através do arranjo e planejamento das contigências de reforço que é a associação entre o estímulo (ocasião em que a resposta ocorreu), a resposta (comportamento e o reforço (uma recompensa). O estímulo provoca uma resposta, esta resposta é seguida de um reforço e, por isso ela tende a ocorrer novamente. É o arranjo dessas contigências que garantem um aprendizado eficaz, ou seja, que os alunos, simples receptores, cheguem ao comportamento final desejado. O professor é planejador desse sistema de ensino-aprendizagem. Nesta abordagem não existe modelos ideias de instrução, o sucesso da aprendizagem depende das habilidades dom professor-planejador. A valiação deve ser feita de maneira processual e contínua, é a partir dela que os comportamentalista dos alunos serão modelados. Ela é aconselhada no início, no decorrer e final do processo. No início ela serve para indicar comportamentos prévios, importantes para o plenejamento das etapas seguintes, no decorrer e no final para avaliar até que ponto os objetivos estabelecidos foram a alcançados. Os comportamentalista acreditam que para se produzir uma instrução mais efieciente, a maneira de planejar, conduzir e avaliar são importantes no processo de ensino e aprendizagem. O não é programado ao é desejado. O objetivo final do ensino é que o aluno incorpore o controle das contigências de reforço, dando lugar a comportamentos gerados de maneira autônoma.
    Equipe 2 - Bibliotecárias

    ResponderExcluir
  3. Breve histórico da organização do Grupo 2 das Bibliotecárias
    Logo na data da formação dos grupos, processo realizado pela professora Anantonete, o grupo começou a expor suas primeiras idéias e opiniões, o que seria o início de uma competente discussão nas semanas seguintes.
    O grupo se preocupou em definir e organizar os detalhes referentes à apresentação, uma vez que todos os integrantes estavam empenhados em uma decisão definitiva sobre à apresentação.
    A forma de contato mais utilizada foi, sem dúvida, o e-mail. Detalhes cruciais sobre os encontros e as discussões do grupo se deram através de mensagens eletrônicas, uma vez que todos possuem acesso ao computador.
    Uma vez adquirido o devido entrosamento, os integrantes já estavam aptos para dar início aos trabalhos e, dessa forma, foram marcados vários encontros extra-classe.
    Utilizando como base um roteiro elaborado pela professora, o grupo definiu os principais detalhes e métodos a serem aplicados na apresentação da abordagem. Este roteiro foi sofrendo alterações conforme a discussão do grupo, de modo a ser aceito como ideal por unanimidade.
    Ainda nesta data, os integrantes discutiram a viabilidade da apresentação e ou/indicação de filmes e clips. Outros temas, como possíveis atividades a serem propostas à sala, também foram discutidos, além da apresentação ao grupo da obra Walden II, de Skinner.
    Por fim, foi realizada a divisão de tarefas entre os membros do grupo: tópicos relacionados à abordagem comportamentalista foram separadamente estudados (embora todos tivessem o devido conhecimento de todos os tópicos). Uma pesquisa mais aprofundada sobre um dos principais representantes da abordagem, Skinner, foi realizada e dessa forma, foi dado início à etapa “tecnológica” da apresentação, com a utilização do Power Point.
    Com quase tudo encaminhado, era necessário encontros diários, para que fossem verificados os últimos detalhes. Todo o grupo novamente se reuniu, compilando todo material proveniente de cada integrante para finalmente “dar vida” ao trabalho. A partir daí, foram discutidos os diferentes pontos de vista sobre os tópicos da abordagem (que em muitos casos nem eram assim tão diferentes), para surgir então uma síntese geral (já disponibilizada no Blog).

    ResponderExcluir
  4. Opinião particular:
    Devido ao próprio advento do regime militar,no seio de uma estrutura de sociedade capitalista, o ideário tecnopedagógico se fez necessário a fim de pautar uma educação no ajustamento dos objetivos de ensino, reduzindo-se o ensino a instrução. O objetivo seria criar uma massa de crianças e adolescentes sem consciência do papel que poderiam desempenhar na sociedade.
    Dentro deste contexto, podemos analisar que a educação na contemporaneidade continua com os resquícios desta tendência, o ensino sofre influências de uma estrutura de sociedade, capitalista, pragmática e positivista.

    Eneile Oliveira.

    ResponderExcluir

Coloque o comentário e não esqueça de identificar-se.