terça-feira, 2 de junho de 2009

Proposta de Construção Coletiva dos Estudos sobre as Teorias da Educação

Estuda as principais correntes pedagógicas, sua existência no cenário educacional brasileiro; Aborda os conceitos de ensinar e aprender, assim como o de relações interpessoais no contexto da sala de aula. Aborda as funções do professor de ensino superior no seio da universidade brasileira.

OBJETIVO GERAL:

 Análise reflexiva do fenômeno educativo à luz do estudo sobre tendências pedagógicas liberais e progressistas, bem como de teorias de aprendizagem subjacentes às mesmas, com vistas à inserção crítica do educador de ensino superior no contexto universitário.

 Compreensão das funções e papel do professor universitário frente às demandas e desafios da sociedade contemporânea globalizada, posicionando-se de modo comprometido e competente em termos profissionais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
D’ÁVILA, C. M. Pedagogia cooperativa e educação à distância: uma aliança possível. In: Revista da FAEEBA, n. 20, Salvador, Bahia: UNEB, 2003.
D’ÁVILA, C. M.. A Mediação Didática na história das pedagogias Brasileiras . In: Revista da FAEEBA, n. 24, Salvador, Bahia: UNEB, 2005.
ELIAS, Marisa D. C. Célestin Freinet. Uma pedagogia de atividade e cooperação. 3a ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 4a ed. Rio: Paz e Terra, 1977.
MELLO Guiomar N. Escola nova, tecnicismo e educação compensatória, SP: Loyola, 1986.
Pichon-Rivière, Enrique. O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1986.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica. São Paulo: Cortez, 1991.